O relator da Comissão Especial de Transição Energética e Produção de Hidrogênio da Câmara dos Deputados, Bacelar (PV-BA), anunciou durante reunião do colegiado nesta quarta-feira (25) que deverá apresentar uma nova versão do seu parecer. A reunião havia sido convocada para discutir e votar a primeira versão do relatório, apresentada no último dia 11.
Com o anúncio, o presidente da comissão, deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), decidiu remarcar a reunião para a votação do relatório para a próxima semana.
Segundo Bacelar, a nova versão aproveita cerca de 240 sugestões encaminhadas pela sociedade civil. “As contribuições apresentadas qualificaram mais ainda o documento e, em respeito a esse grande número de contribuições, estamos colocando hoje no site da comissão, no fim da tarde, essa segunda proposta de projeto de lei, agora ampliada e com as contribuições que vieram da sociedade civil”, disse.
O relator aproveitou para destacar a importância do hidrogênio nos esforços mundiais contra o aquecimento global. “No passado, tivemos a passagem da madeira para o carvão, no século 19, e do carvão para o petróleo, no século 20. O que diferencia esta transição das outras é a urgência em proteger o planeta da maior ameaça que ele já enfrentou. Isso deve ser feito mais rápido possível”, observou o relator.