O Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes) discute na próxima terça-feira (9) alterações legislativas para incentivar o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) na reindustrialização brasileira.
A proposta é buscar a avaliação de autoridades, especialistas e representantes do setor sobre a necessidade de incentivos e instrumentos adequados na política industrial para o desenvolvimento das TICs no País. Também devem ser analisado os benefícios dessas atividades sobre a inovação e sobre a transição energética e a descarbonização.
A partir deste e de outros debates, será elaborado um estudo com elementos para contribuir para o planejamento de uma reindustrialização sob bases novas. O estudo tem como relatores os deputados Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), Pedro Uczai (PT-SC) e Dr. Luiz Ovando (PP-MS)
Alguns dos objetivos do estudo são:
- examinar as políticas industriais das principais economias e os instrumentos que têm sido utilizados atualmente;
- identificar setores industriais promissores para o desenvolvimento econômico e social brasileiro;
- sugerir diretrizes para a política industrial brasileira no contexto da transição energética e da descarbonização; e
- identificar as possiblidades de aumento do investimento público e privado na transição energética e na descarbonização puxadas pela indústria, especialmente por meio da bioeconomia e a bioindústria.
A reunião será realizada às 17 horas, em local que ainda será definido.