A quinta-feira (06) foi de testes físicos para o elenco do São Paulo no CT da Barra Funda. A área de saúde e performance do clube e a comissão técnica aproveitaram a pausa nas competições devido à data FIFA para repetir avaliações que haviam sido feitas na pré-temporada.
A ideia é comparar os dados para avaliar o impacto da rotina de treinos e jogos em cada atleta e obter subsídios para desenvolver planos de trabalhos individualizados. Com isso, o clube acredita que será possível melhorar a performance física dos jogadores e minimizar o risco de lesões.
“Os testes realizados hoje foram destinados a avaliar a função dos atletas: flexibilidade, controle motor, força… A partir dos dados obtidos, a gente pode elaborar programas preventivos para atuar nos fatores de risco de lesão. A gente consegue criar e implementar um programa individualizado para cada atleta”, explicou Felipe Marques, coordenador de saúde e performance do São Paulo.
“Nós pretendemos individualizar o plano de treinamento. Se detectarmos algum desequilíbrio, alguma falta de força, neste plano individual estarão os ajustes pessoais de cada jogador. O objetivo é preparar a estrutura corporal do jogador para que possamos potencializá-lo, além de prevenir lesões”, emendou o preparador físico Lucas Vivas, que chegou ao clube com o técnico Luis Zubeldía.
Todos os dias, assim que chegam ao CT da Barra Funda para os treinamentos, os atletas passam por avaliações individuais que indicam à comissão técnica e aos profissionais da área de saúde e performance se há algum foco de atenção.
“Vamos correlacionar os dados dessas avaliações que fizemos agora com as avaliações diárias que os atletas realizam quando chegam ao CT. Quando eles são avaliados pela fisiologia, é importante a gente saber quais são os elos fracos do corpo dele para saber o impacto que o treino teve individualmente. Esses achados acabam sendo determinantes para prevenção e performance ao longo da temporada”, acrescentou Felipe Marques.
De acordo com ele, o diálogo de Luis Zubeldía e sua comissão técnica com os profissionais da área de saúde e performance tem sido fundamental na rotina do Tricolor, que disputa três competições simultâneas: Brasileiro, Copa do Brasil e CONMEBOL Libertadores.
“A comissão técnica tem colaborado muito na nossa rotina diária, com conversas e reuniões que nos ajudam a integrar os nossos achados com os trabalhos técnicos e táticos do treinador”.
O São Paulo volta a jogar na quinta-feira da próxima semana (13), contra o Internacional, no estádio Heriberto Hulse, em Criciúma, pelo Campeonato Brasileiro.