quinta-feira, 15 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Nova Lei de Parcerias Público-Privadas é publicada pelo governo do Acre para fomentar colaboração com o setor privado

16/08/2024
in Acre
Acre – Nova Lei de Parcerias Público-Privadas é publicada pelo governo do Acre para fomentar colaboração com o setor privado

O governo do Acre publicou nesta sexta-feira, 16, no Diário Oficial do Estado (DOE), a Lei nº 4.389, de 13 de agosto de 2024, que dispõe sobre o Programa de Concessões e Parcerias Público-Privadas do Estado do Acre (PPP). A lei tem como objetivo fomentar contratos de parceria entre o Estado e a iniciativa privada para a execução de serviços públicos. Para definir e estabelecer as prioridades foi criado o Conselho Gestor de Concessões e Parcerias Público Privadas (CGP), composto pelas secretarias da Fazenda, de Administração, de Planejamento, Casa-Civil e Procuradoria-Geral do Estado.

Trata-se de uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada para disponibilizar determinado serviço como, por exemplo, a pavimentação de um ramal. Nesta parceria, a empresa é remunerada pelo governo de acordo com o desempenho na entrega de projetos, a concessão administrativa, ou a partir de uma combinação de recursos públicos e dos cidadãos, a concessão patrocinada.

A secretaria adjunta de Planejamento Kelly Lacerda. Foto: José Caminha/Secom

Segundo a secretária adjunta de Planejamento, Kelly Lacerda, “o relacionamento com entidades privadas, por meio de uma modalidade de contratação em que os entes públicos e as organizações privadas compartilham riscos e utilizam financiamento obtido pelo setor privado, pode agilizar o desenvolvimento econômico e social da região. Além disso, permite aproveitar o potencial de gestão do setor privado, aumentando a capacidade administrativa de governar com qualidade e eficiência na prestação de serviços”, explica.

As PPPs são utilizadas em todo o país para viabilizar a expansão, melhoria, gestão ou exploração de bens, serviços, atividades, infraestruturas, estabelecimentos ou empreendimentos, reduzindo a pressão sobre o orçamento público e oferecendo prazos mais curtos.  A propriedade dos bens em questão, contudo, continua sendo do Estado.

A publicação do edital de licitação para concessão ou parceria público-privada deve ser precedida pela realização de consulta e audiência pública. Além disso, a contratação de uma PPP deve, obrigatoriamente, ser precedida de uma licitação na modalidade de concorrência.

O Programa de Concessões e Parcerias Público-Privadas promove o estímulo ao desenvolvimento econômico. “A lei estadual das PPPs oferece segurança jurídica para investidores, atraindo capital privado, e possibilita a execução de projetos que, de outra forma, poderiam ser inviáveis devido a restrições orçamentárias do governo. Por outro lado, garante que os interesses públicos sejam preservados, promovendo transparência, eficiência e qualidade na entrega de serviços essenciais à população”, destaca a secretária.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcrecolaboraçãofomentarGovernoLeiNovaParáparceriasPeloprivadoPublicadapúblicoprivadasSetor

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.