As famílias do Residencial Zona Sul (Local corrigido) estão consumindo água fornecida por um caminhão pipa. A rede de abastecimento está com problemas e a água não chega neste bairro. Os moradores reclamam e não são ouvidos pela Caerd, autarquia do Governo de Rondônia, que os mantém sem água e sem explicações.
Leia também: Moradores do Jardim Felicidade sofrem com falta de água em Ariquemes
Os problemas não são hoje, há vários meses que surgem reclamações em todos os cantos da cidade, mas a situação só tem se agravado. Populares relataram a Redação de Folha Nobre, que a Prefeitura enviou um caminhão pipa para auxiliá-los, já que não obtiveram suporte da Caerd para amenizar o problema.
A foto a seguir é deste sábado, 19 de novembro, onde moradores são obrigados a abastecerem seus recipientes em um caminhão pipa, para poderem beber, tomar banho e realizarem os afazeres domésticos.
Soluções
A Prefeitura do Município já anunciou a contratação de empresa especializada para realizar os serviços de abastecimento de água e implantar o tão necessário sistema de esgoto. Mas a CAERD resistiu por meio de um disputa judicial, para se manter no serviço por mais um tempo. Na última semana, a Justiça de Rondônia (clique aqui e leia) mandou a CAERD cumprir a decisão do STJ e sair de Ariquemes.
Além da concessão dos serviços para empresa que entende do assunto, o Município também anunciou a criação da Agência Municipal de Regulação (AMR), que já possui o objetivo de fiscalizar este tipo de serviço, e está recebendo as reclamações da população (Leia mais sobre a AMR aqui).
Veja algumas notícias que envolvem a Caerd em Ariquemes:
Bairro Apoio Social é um retrato do sistema de água sucateado em Ariquemes
População de Ariquemes confirma problemas da CAERD; MP investiga
Abandonados pela CAERD, usuários do Setor 09 planejam mudar de Ariquemes
Caerd nega manutenção a usuário por falta de material em Ariquemes
Moradores alertam para problemas de saúde causados pela água da CAERD em Ariquemes
Atividades domésticas e comerciais são prejudicadas pela água da CAERD em Ariquemes
Moradores de Ariquemes precisam ir a posto de combustível para tomar banho por causa da CAERD