quinta-feira, 8 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Proposta prevê doação de imóveis da União para prefeituras do Paraná – Notícias Câmara dos Deputados

13/09/2022
in Política
Proposta prevê doação de imóveis da União para prefeituras do Paraná – Notícias Câmara dos Deputados
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
O autor da proposta, deputado Filipe Barros

O Projeto de Lei 2337/22 prevê a doação para prefeituras de imóveis do extinto Instituto Brasileiro do Café (IBC) localizados no Paraná e o perdão de eventuais débitos com a União. O texto em análise na Câmara dos Deputados determina ainda que ficarão de fora aqueles imóveis cuja destinação está regularizada.

O IBC foi uma autarquia federal responsável por políticas agrícolas para o café entre 1952 e 1989. Ao extinguir o órgão, a Lei 8.029/90 determinou o repasse de imóveis, entre eles vários armazéns, para o patrimônio da União. Alguns deles foram cedidos a terceiros, e decisões recentes preveem a venda de outra parte.

A proposta especifica que um imóvel localizado em Pinhais (PR), ocupado pela Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), deverá ser doado ao governo estadual.

Auditoria da Controladoria-Geral da União em 2021 indicou que essa ocupação pela Codapar está em condição irregular há décadas.

“Os armazéns do extinto IBC foram cedidos pela União aos municípios onde se encontram normalmente por prazo de 20 anos, prorrogáveis por igual período, possibilitando sua destinação de forma a atender o interesse público”, lembrou o autor da proposta, deputado Filipe Barros (PL-PR).

“Com as alterações capitaneadas pela Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União, existem na atualidade sérios riscos de que tais imóveis sejam alienados, inviabilizando a utilização pelos entes subnacionais”, continuou Barros. “O projeto de lei procura contornar esse problema”, concluiu.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

  • Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Câmara dos Deputados

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: CâmaradeputadosdoaçãodosimóveisnotíciasParáParanáprefeiturasprevêpropostaunião

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.