domingo, 11 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Projeto permite concessão para gerenciar espaços em postes de iluminação – Notícias Câmara dos Deputados

15/05/2023
in Política
Projeto permite concessão para gerenciar espaços em postes de iluminação – Notícias Câmara dos Deputados
Michel Corvello/Prefeitura de Pelotas-RS
Proposta quer ordenar a instalação de fios de energia elétrica

O Projeto de Lei 3088/22 autoriza a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a conceder para a iniciativa privada a gestão e a comercialização dos espaços públicos em postes de energia elétrica. O objetivo é disciplinar o uso dos postes instalados nas ruas por concessionárias de energia e de telecomunicações.

A proposta, em tramitação na Câmara dos Deputados, é do ex-deputado Neucimar Fraga. Ele afirma que o projeto busca corrigir uma grave distorção nas cidades brasileiras, que é a presença de cabos desordenados, soltos ou abandonados nos postes, principalmente de empresas de internet ou TV a cabo.

“A existência desses fios desordenados ou soltos é altamente prejudicial, na medida em que eles são condutores de energia elétrica e podem, facilmente, eletrocutar um transeunte”, destacou Fraga.

O deputado disse ainda que as distribuidoras de energia recebem aluguel dos ocupantes dos postes, mas não exercem uma fiscalização mais efetiva sobre o compartilhamento.

Normas técnicas
A empresa vencedora da licitação da Aneel organizará o espaço a ser ocupado segundo normas técnicas, respeitando o posicionamento e o alinhamento de todas as fiações e equipamentos instalados. Os cabos de empresas de telecomunicação deverão ser identificados por plaquetas junto a cada poste.

O compartilhamento não deve comprometer a segurança de pessoas e instalações. Cabos inservíveis, por exemplo, deverão ser devidamente retirados. Itens usados para fixação de cabos de rede de telecomunicações, como abraçadeiras ou cintas, não podem ser instaladas sobre a iluminação pública.

A empresa gestora deverá tomar as medidas necessárias para que as empresas que utilizam os espaços corrijam qualquer irregularidade. Além disso, o município poderá notificar a gestora sobre a necessidade de regularização.

O projeto prevê multa de R$ 5 mil para as empresas gestoras e compartilhantes que não cumprirem os prazos previstos no texto para correção de irregularidades, que será devida ao município.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Comunicação; Minas e Energia; Desenvolvimento Urbano; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Câmara dos Deputados

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: CâmaraConcessãodeputadosdosespaçosgerenciarIluminaçãonotíciasParápermitepostesprojeto

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.