sexta-feira, 9 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Instituições financeiras devem emitir documentos em braile para pessoas com deficiência visual, determina lei sancionada pelo governo do Acre

09/01/2024
in Acre
Acre – Instituições financeiras devem emitir documentos em braile para pessoas com deficiência visual, determina lei sancionada pelo governo do Acre

A Associação dos Deficientes Visuais do Acre (Adevi) está comemorando a recente aprovação da lei 4.317, sancionada na segunda-feira, 8, pelo governador do Estado, Gladson Cameli, que assegura às pessoas com deficiência visual o direito de receber das instituições financeiras, a pedido, os contratos de adesão e demais documentos essenciais para a relação de consumo, com a utilização do sistema braile ou outro formato acessível. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda.

A medida fortalece outras leis nacionais de inclusão e, para Francisco Héliton Nascimento, vice-coordenador da Adevi e também presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência no âmbito de Rio Branco, mostra a preocupação do poder público com a garantia dos direitos e acesso à cidadania.

Quando solicitado, documentos devem ser emitidos em braile. Foto: Divulgação

A lei, de autoria do deputado Adailton Cruz, passa a ser um direito do consumidor daquele serviço que ele está procurando.

“As instituições financeiras devem sempre fornecer informações sobre o direito de solicitar a utilização, no sistema braile ou outros formatos acessíveis. O descumprimento do que dispõe essa lei acarreta sanção ao infrator, de acordo com o que prega o Código de Defesa do Consumidor”, destaca o texto.

A determinação é válida a partir da data de publicação, portanto, já começou a valer esta semana.

“Essa lei estadual sancionada pelo governador é muito importante. Poder ter acesso à informação em formato acessível é fundamental para o nosso desempenho como cidadão, para a nossa participação social, porque, ao depender de outra pessoa para a leitura de uma conta de energia para qualquer contrato é bem complicado, porque a gente fica refém da interpretação de outras pessoas”, destaca o vice-coordenador da Adevi.

Francisco Héliton Nascimento, vice-coordenador da Adevi, comemorou a aprovação da lei. Foto: cedida

A nova norma, segundo Francisco Héliton, garante equidade e autonomia, que precisam ser garantidas a todo e qualquer cidadão.

“Nós não podemos ser vistos como pessoas com deficiência múltipla. A gente precisa ser visto como cidadão, e esse cidadão tá a fim de contribuir com o desenvolvimento do país, especificamente no território acreano e também no município de Rio Branco. Então, a gente fica muito feliz com essa lei sendo sancionada. Parabéns ao deputado e ao governador que, ao aprovar, corroborou para algo que possibilita às pessoas com deficiência visual, cegos e com baixa visão, o exercício da cidadania”, observa.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcrebrailedeficiênciadeterminadevemDocumentosemitirfinanceirasGovernoInstituiçõesLeiParáPelopessoassancionadaVisual

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.