segunda-feira, 30 junho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Projeto proíbe todos os atos administrativos sobre concursos públicos em ano eleitoral – Notícias Câmara dos Deputados

09/09/2024
in Política
Projeto proíbe todos os atos administrativos sobre concursos públicos em ano eleitoral – Notícias Câmara dos Deputados
Cleia Viana/Câmara dos Deputados
O autor da proposta, deputado Professor Alcides

O Projeto de Lei 1653/24 proíbe ao agente público, servidor ou não, praticar qualquer ato procedimental relativo à realização de concurso público em ano eleitoral. O texto em análise na Câmara dos Deputados revoga atuais regras da Lei das Eleições.

“Essa medida é necessária para impedir práticas abusivas e assegurar os princípios da eficiência e da impessoalidade na administração pública em período eleitoral”, defendeu o autor da proposta, deputado Professor Alcides (PL-GO).

Atualmente, a Lei das Eleições, ao listar as condutas vedadas a agentes públicos durante as eleições, proíbe uma série de atos administrativos de pessoal nos três meses que antecedem o pleito. Hoje estão permitidos:

  • nomear e exonerar servidores de cargos em comissão e designá-los ou dispensá-los de funções de confiança;
  • nomear pessoal para cargos do Poder Judiciário, do Ministério Público, dos tribunais ou conselhos de Contas e dos órgãos da Presidência da República;
  • nomear aprovados em concursos públicos homologados três meses antes das eleições;
  • nomear ou contratar pessoal necessário à instalação ou ao funcionamento inadiável de serviços públicos essenciais, com prévia e expressa autorização do chefe do Poder Executivo; e
  • transferir ou remover ex officio (em razão de lei, cargo ou função) militares, policiais civis e agentes penitenciários.

Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, a proposta também precisa ser aprovada pelo Senado.

  • Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Câmara dos Deputados

Tags: administrativosAnoatosCâmaraconcursosdeputadosdoseleitoralnotíciasproíbeprojetoPúblicossobreTODOS

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.